Por Que Investir em Podcast
O Que É Podcast
São programas de audio sob demanda que podem ser baixados da internet ou reproduzidos via streaming. É uma forma de publicar arquivos de mídia digital (neste caso, audio) por meio de um Feed RSS, compartilhando conteúdo com facilidade.
Pode-se dizer que podcasts vão até o ouvinte, uma vez que ao assinar um podcast, a cada novo episódio, a atualização é entregue ao ouvinte por seu serviço de streaming ou agregador.
Origens do Podcast
Para o surgimento do Podcast, foi fundamental a criação por Dave Winer e sua equipe, em 2004, do feed RSS 2.0, que até então só funcionava com texto. A partir de sua criação, o Feed passa a levar também outros arquivos atachados, como som, por exemplo, e daí nasce a possibilidade da existência do podcast.
Em 2005 é a vez de Adam Curry, um ex-VJ da MTV, considerado o pai do podcast, ao querer disponibilizar o audio de seus programas para seus ouvintes, por meio de um iPod criar uma forma de anexar um audio e por aquele aparelho fazer o broadcast (a difusão) do arquivo. É assim que nasce o Podcast (sendo a pronúncia correta Pódcast, uma vez que o nome vem de iPod, o famoso tocador da Apple).
O Podcast no Brasil
O crescimento do mercado de podcasts já é uma realidade em nosso país, tendo caído no gosto do público. Uma pesquisa do Twitter, realizada em agosto de 2021 mostrou que 73% do público ouve podcasts regularmente. Já um estudo da Globo, em parceria com o IBOPE, indicou que o Brasil é o 5º país no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts e 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. Por fim, no período entre 2019 e 2020 o Brasil ganhou mais de 7 milhões de ouvintes acima dos 16 anos, que usam o smartphone para ouvir seus podcasts preferidos.
Por que as Marcas Podem e Devem Investir em Podcasts?
- Periodicidade nas publicações, apresentando missão, valores e história da marca por meio dos temas escolhidos, o que gera conexão com ouvintes e clientes. O Podcast oferece um espaço que nenhum outro veículo oferece, de proximidade e criação de laços com o ouvinte;
- Criar autoridade para a empresa, em sua área de atuação, estabelecendo uma imagem positiva sobre produtos e serviços. Nos podcasts a marca pode convidar pessoas especialistas na área de atuação da empresa para enriquecer este conteúdo, explicar melhor como um produto ou serviço é fabricado/oferecido, contar curiosidades e tudo mais que julgar pertinente para criar vínculo com o ouvinte;
- Identificação do ouvinte com os temas, transformando-o em fã da marca. A partir do momento que se agrega conhecimento ao ouvinte ele passa a ver a marca como algo importante e útil à sociedade. A empresa passa a contar com fãs que propagam essa mensagem para amigos e familiares de seu círculo de relacionamento;
- O audio digital é uma mídia versátil. Como não há necessidade de uma tela os ouvintes podem ouvir os programas em qualquer lugar como na academia, nos afazeres domésticos, no transporte público etc;
- A criação de um podcast corporativo é uma estratégia de Marketing Digital que proporciona um toque humanizado à marca e tem custo reduzido pois captação e edição de audio é mais acessível que a de vídeos;
- As plataformas de audio são ambientes seguros para as marcas. Fake news, discurso de ódio e conteúdo inadequado para as marcas não têm espaço em podcasts e seus agregadores.
- Há ainda a possibilidade de se criar podcasts direcionados a treinamentos ou explicativos sobre lançamento de produtos e serviços, com os responsáveis da empresa pelos mesmos, gerando um canal de treinamento e aproximação com os colaboradores.
Faça toda a produção do seu podcast com a Midia Certa. Do planejamento estratégia do conteúdo, elaboração da pauta, gravação, apresentação, edição e distribuição, cuidamos do seu programo do início ao fim com a qualidade de quem está neste mercado há 13 anos.